Ir para conteúdo

Seja bem vindo!

Entre ou Registre-se para obter acesso total ao nosso Fórum. Ao registrar-se conosco, você vai ser capaz de discutir, compartilhar e participar ativamente da nossa comunidade. É grátis!

Foto
- - - - -

Chocar Sem Macho E Ovo?

• Por favor, faça o login para responder
13 respostas neste tópico

#1 Daniella Fernandes

Daniella Fernandes

Recém chegado

• Membro
  • Pip
  • 58 posts
  • Registrado em 22 /07 /12
  • Calopsitas que possui:
    Sushi

Postado 22 julho 2012 - 20:12

Oiii Gente!!! tenho uma calopsita de 1 ano e 3 meses, qdo compramos pensamos q era macho, mas depois,
pelo fato de nao cantar, etc. descobrimos que é femia, mas o nome nao mudamos, pois ela ja responde pelo nome, Sushi.
Minha duvida é a seguinte, á uns 3 dias +- ela fica atras da porta como se estivesse botando/chocando, mas
nós nao temos macho (queremos comprar um), e se for tentar pegar ela, ela fica agressiva, so aceita carinho depois que ela
sai de traz da porta por conta propria, é normal ou nao ela querer chocar sem mesmo ter o macho?? Tem a possibilidade dela
bota ovo e ter a famosa "gravidez psicologia???? Obrigada!!!

Editado por Daniella Fernandes, 22 julho 2012 - 20:13 .

#2 Fernando Ícaro

Fernando Ícaro

Staff de Reprodução/Genética

• VIP
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • 2.232 posts
  • Registrado em 05 /06 /12
  • Calopsitas que possui:
    Criatório

Postado 22 julho 2012 - 20:47

Não é normal, isso é algo que acontece quando os instintos reprodutivos afloram, a fêmea procura um local, as vezes inusitados e o adota como ninho e sim ela pode chegar a colocar ovos e tentar choca los mesmo sem a presença de um macho, o ideal é que você não permita essa fixação pra que ela não fique agressiva nem se desgaste pondo sem motivo.
  • Luis Otávio e Daniella Fernandes curtiram isso

#3 Luis Otávio

Luis Otávio

Moderador

• Moderador

• 3.961 posts
  • Registrado em 08 /03 /11
  • Calopsitas que possui:
    Nego, Fiona, Fred, Nega,Juca e Alice

Postado 22 julho 2012 - 20:59

Concordo com o Fernando ...

você pode tentar parar isso já que ela ainda não botou, modificando um tanto o ambiente dela, impossibilitando ela de entrar atrás da porta e em qualquer outro lugar que ela possa adotar como ninho, por exemplo, atrás da estante, caixas de sapato, qualquer cantinho escuro, elas vão tentar fazer de ninho.

caso não esteja incomodando, e quiser deixar ela levar em frente e saciar a vontade de procriar, deixe como está, ela vai iniciar um postura, terá que esperar ela terminar de por, e no final ir tirando um ovo por dia até o último e com ele fazer essas mudança de ambiente para ela se distrair e não continuar com essa ideia.

apesar que atrás da porta é bem arriscado deixar a bichinha hein !?
mas veja a situação, as dicas e o que pode ser feito.

Abraço !
  • Daniella Fernandes curtiu isso

#4 Daniella Fernandes

Daniella Fernandes

Recém chegado

• Membro
  • Pip
  • 58 posts
  • Calopsitas que possui:
    Sushi

Postado 22 julho 2012 - 22:03

Gente, obrigada pela dica. Vou tentar fazer isso sim, e passar para minha sogra, pois e na porta da casa da minha sogra que ela faz isso,pois como trabalhao o dia td ela fica com ela, mas vamos tentar sim, e tbm vamos procurar um macho, pois ja tinhamso essa ideia em ter um casal. Mais uma vez, obrigada!!

Abraços!!!

#5 Daniella Fernandes

Daniella Fernandes

Recém chegado

• Membro
  • Pip
  • 58 posts
  • Calopsitas que possui:
    Sushi

Postado 24 julho 2012 - 21:44

Genteee!!! uma noticiaaa. Minha calopsita botou um ovo hj, sem macho, atras da porta como tinha dito. Tadinha....!!!! ela esta bem arisca.

#6 Pablo_Belem

Pablo_Belem

Recém chegado

• Membro
  • Pip
  • 110 posts
  • Registrado em 22 /06 /12
  • Calopsitas que possui:
    2 perolas femea e 1 Arlequim macho

Postado 24 julho 2012 - 23:59

Daniella,

O melhor a se fazer é comprar um macho para ela e por o ninho, ela com certeza quer iniciar uma postura.
Já o fato dela já ter botado um ovo, o melhor é retira-lo, porque esse ovo não esta galado, significa que não tem filhote nenhum.
Para colocar um ovo a fêmea gasta um pouco da sua reserva de cálcio, sendo assim ela fica bastante fraquinha, de a ela o osso de siba (pedra de cálcio)
vai ser bom pra ela e também ela fica muito desgastada chocando um ovo, pode até ficar muito estressada.
Evite de deixar ela ir pra trás da porta ou outro local que ela pode adotar como ninho.
Ela já tem idade suficiente para iniciar uma postura, a idade minima que eles já estão maduros é de um ano.
Compre um macho e deixe ela chocar.

Espero ter ajudado !

#7 Daniella Fernandes

Daniella Fernandes

Recém chegado

• Membro
  • Pip
  • 58 posts
  • Calopsitas que possui:
    Sushi

Postado 31 julho 2012 - 13:44

Oi Pablo... obrigada pela dica. Nos tiramos o ovo no dia seguinte assim q ela saiu do canto, ela nao sentiu falta nem pediu, mas ontem (segunda-feira)
ela botou outro ovo, mas hj ela saiu e o ovo tinha quebrado. Qto ovos ela pode botar???????
Estamos providenciando um macho, mas me falaram q se eu comprar pode ser que ela nao aceite e q o melhor e leva-la
no viveiro e deixa ela escolher o macho, isso é verdade??? tenho medo de fazer isso e ela se estressar.

Por favor me ajudem... sou "mãe"de primeira viajem, rsrsrrs.

Abraços.
Obrigada.

Dani

#8 Pablo_Belem

Pablo_Belem

Recém chegado

• Membro
  • Pip
  • 110 posts
  • Registrado em 22 /06 /12
  • Calopsitas que possui:
    2 perolas femea e 1 Arlequim macho

Postado 31 julho 2012 - 21:43

Daniella,

Cada vez que o ovo dela sumir ela vai substituir por outro, se continuar a botar pode deixar ela muito desgastada. Deixe ela mais tempo dentro da gaiola
e de pra ela o osso de siba (pedra de cálcio) vai ser muito importante para ela.
O bom seria se você colocasse um macho para ela, mais corre esse risco dela não aceitar ele ou ele não aceitar ela.
Para levar ela em um viveiro também pode ser meio arriscado, pois se as calopsitas estiverem doentes pode ser transmitido para ela,não é uma boa ideia.
Eu arriscaria em comprar um macho, mais só colocaria ele junto da fêmea depois de uma quarentena.

Espero que essas dicas te ajude !

#9 Daniella Fernandes

Daniella Fernandes

Recém chegado

• Membro
  • Pip
  • 58 posts
  • Calopsitas que possui:
    Sushi

Postado 02 agosto 2012 - 18:58

Mais uma vez obrigada Pablo, me ajudou bastante,

#10 Marcel

Marcel

Usuário Ativo

• Membro
  • PipPip
  • 228 posts
  • Registrado em 10 /04 /12
  • Calopsitas que possui:
    Kiki (Fêmea Canela)

Postado 02 agosto 2012 - 20:40

Daniela, leia este tópico. Tem dicas do pessoal e do Dr. Felipe sobre essa primeira experiência de ovos não galados. Foi um "pequeno diário" sobre minha primeira experiência. Tira todas as dúvidas.
http://www.clubedascalopsitas.com.br/forum/index.php?/topic/6581-ovo-nao-galado-femea-solteira-duvidas/page__hl__solteira__fromsearch__1

#11 Daniella Fernandes

Daniella Fernandes

Recém chegado

• Membro
  • Pip
  • 58 posts
  • Calopsitas que possui:
    Sushi

Postado 03 agosto 2012 - 11:27

Obrigada Marcel.. vou ler sim.

#12 Pri Riva

Pri Riva

Recém chegado

• Membro
  • Pip
  • 2 posts
  • Registrado em 04 /07 /13
  • Calopsitas que possui:
    Kate

Postado 04 julho 2013 - 00:19

Olá pessoal, boa noite? Espero que sim. Bem, existe algum problema se não arrumar nenhum macho para minha calopsita e nem leva-la a algum viveiro? Ontem ela colocou seu primeiro ovo, nós aqui em casa achavamos que era macho, por isso o susto, quantos ela pode colocar ainda e o que podemos fazer para encurtar esse periodo?

#13 Érika Aoun

Érika Aoun

Mamãe Apaixonada

• Moderador

• 4.618 posts
  • Registrado em 18 /09 /11
  • Calopsitas que possui:
    Nina, Frederico e Baleia

Postado 04 julho 2013 - 00:32

O que se pode fazer é deixa-la ir dormir mais cedo, e acorda-lá mais tarde, irá desencorajar o choco.

Pode também mudar a gaiola, os poleiros e os comedouros de lugar para causar insegurança na ave

• Pri Riva curtiu isso

#14 Pri Riva

Pri Riva

Recém chegado

• Membro
  • Pip
  • 2 posts
  • Registrado em 04 /07 /13
  • Calopsitas que possui:
    Kate

Postado 04 julho 2013 - 00:55

Obrigada, qualquer duvida manterei contato *.*