Ir para conteúdo

Seja bem vindo!

Entre ou Registre-se para obter acesso total ao nosso Fórum. Ao registrar-se conosco, você vai ser capaz de discutir, compartilhar e participar ativamente da nossa comunidade. É grátis!

Foto

Papo Estagnado

Este tópico foi arquivado. Isto significa que você não pode mais responder ao tópico.
8 respostas neste tópico

#1 GRACIELE

GRACIELE

Usuário Mestre

• Moderador

• PipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • 8.903 posts
  • Registrado em 12 /07 /12

Postado 12 julho 2012 - 14:21

Boa tarde!
Vi um vídeo sobre como proceder quando o papo fica estagnado em calopsita.
Gostaria de tirar uma dúvida: Como posso proceder com papo estagnado em rolinhas?
Pois tenho várias aves , mas estou com problemas com as rolinhas diamante.
As mães estão jogando para fora os filhotes e quando tento criá-los a maioria fica com o papo estagnado por uns 3 dias e depois morrem.
Dou papinha da Alcon,não reaproveito o alimento, esterelizo a seringa antes de usar e sempre aqueço antes de dar.
Tentei introduzir o catéter com soro como no vídeo mas o filhote de rolinha é muito pequeno e tenho medo de machucá-lo.
Posso dar a nistatina para ele sem esvaziar o papinho e em qual quantidade? Ele ainda faz fezes ,mas bem pouquinho,o papo ta sempre cheio,não esvazia nunca.
Muito obrigada!

#2 silvia.g

silvia.g

Usuário Colaborador

• Membro
  • PipPipPipPipPip
  • 740 posts
  • Registrado em 17 /12 /11

Postado 12 julho 2012 - 14:45

Tente dar um pouco de agua morna para amolecer a papinha q está parada. Pode dar a nistatina,mas o efeito nao será tao bom.

#3 DCM Balthazar

DCM Balthazar

Administrador

• Administrador

• PipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • 27.033 posts
  • Registrado em 11 /09 /11

Postado 12 julho 2012 - 15:12

acho que no caso da rolinha, vc deve usar uma sonda menor, pois geralmente são menores que calopsitas.

#4 GRACIELE

GRACIELE

Usuário Mestre

• Moderador

• 8.903 posts

Postado 12 julho 2012 - 16:14

Já tentei de tudo: água morna e até um cateter que é mais fino que a sonda e nada! Já estou quase desistindo de adotar esses filhotinhos rejeitados pela mãe,porque cada um que morre é uma choradeira lá em casa...
Mas gente muito obrigada pelas respostas! Como iniciei hoje ainda estou meio perdida por aqui, mas adorei saber que existe gente louca por animais assim como eu,rs.
Valeu mesmo!

#5 Dr. Felipe Bath

Dr. Felipe Bath

Usuário Super VIP

• Membro
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • 11.031 posts
  • Registrado em 17 /01 /10

Postado 15 julho 2012 - 20:05

OK! Só lembrando que candidiase normalmente é secundario a outra doença, ok.

#6 GRACIELE

GRACIELE

Usuário Mestre

• Moderador

• 8.903 posts

Postado 16 julho 2012 - 10:54

Ok. Então a candidíase ocorre quando o filhote já tem o problema de digestão e o papo fica cheio ai ocorre a fermentação e o surgimento de fungos até ai tudo bem.
Mas como posso evitar o papo estagnado nesses filhotes (no caso rolinhas) ? Sei que isso ocorre bastante quando eles não são alimentados pela mãe, mas, si existe a ração industrializada própria para eles e sigo todos os passos ( esterelização,horários e etc) e mesmo assim estou perdendo bastante filhotes. Será que existe um probiótico ou mesmo um digestivo para filhotes de passarinhos?
Ontem mesmo perdi mais 3 filhotinhos. Estou com 1 de mais ou menos 20 dias, comecei a dar nistatina e mercepton junto com a papinha e diminui a quantidade de vezes de tratar, parece que está dando certo. Sou farmacêutica e fiz pós em homeopatia veterinária e acupuntura, tive bons resultados com caninos e felinos ,mas em aves não estou obtendo bons resultados. Fico bem chateada com isso...

#7 Dr. Felipe Bath

Dr. Felipe Bath

Usuário Super VIP

• Membro
  • 11.031 posts
  • Registrado em 17 /01 /10

Postado 16 julho 2012 - 20:04

Comece fazendo um check up no seu plantel. Deve investigar se existem outras doenças primarias como coccidiose, salmonelose, micoplasma, etc.. Na verdade a Candida é saprofita e ja esta habitualmente no trato intestinal.

#8 DCM Balthazar

DCM Balthazar

Administrador

• Administrador

• 27.033 posts
  • Registrado em 11 /09 /11

Postado 17 julho 2012 - 08:26

Dr, desnutrição poderia favorecer o surgimento da candidíase?

#9 GRACIELE

GRACIELE

Usuário Mestre

• Moderador

• 8.903 posts

Postado 19 julho 2012 - 14:08

Bom, eu tenho mais de 50 rolinhas diamantes e nunca tive problemas com nenhuma delas em relação à doenças.Fiz exames só nos 2 primeiros casais que adquiri ( exames todos ok), o restante foram todas nascidas no viveiro, nunca mais fiz exames pois são muitas e também nunca tive problemas.
Todo mês pego para cuidar na mão mais ou menos 8 a 10 filhotes ( e aí tenho que levar para o trabalho e aonde eu for nos finais de semana, parecendo uma doida com a caixa de sapatos na mão,risos).
Aí é que ocorre o tal papo estagnado em algumas, mas só nas tratadas à mão.
Nos últimos meses entrei com Nistatina e Mercepton na papinha e não tive mais problemas.
Mas acho que isso pode debilitar a flora do animal, será que poderia entrar com probiótico junto com a papinha?