Ir para conteúdo

Seja bem vindo!

Entre ou Registre-se para obter acesso total ao nosso Fórum. Ao registrar-se conosco, você vai ser capaz de discutir, compartilhar e participar ativamente da nossa comunidade. É grátis!

Foto
- - - - -

Calopsita Colocou 5 Ovos Mas Nao Choca

• Por favor, faça o login para responder
9 respostas neste tópico

#1 guigs

guigs

Usuário Colaborador

• Membro
  • PipPipPipPipPip
  • 648 posts
  • Registrado em 12 /06 /12
  • Calopsitas que possui:
    Lutino, Arlequim, Canela, Cinza

Postado 12 junho 2012 - 12:26

Olá pessoal,tenho um casal de calopsitas onde a femea, que tem quase 1 ano de vida, colocou 5 ovos, mas nao os choca. O macho tambem nao está ajudando a chocar. Tenho outras duas femeas que estao em outra gaiola. Estou pensando em colocar esse macho com uma dessas outras duas femeas e tentar montar outro casal,ja que a primeira femea nao esta chocando.

O que devo fazer? Por que este casal nao choca seus ovos?

Desde já agradeço

#2 DCM Balthazar

DCM Balthazar

Administrador

• Administrador

• PipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • 26.702 posts
  • Registrado em 11 /09 /11
  • Calopsitas que possui:
    Júlio César, Magali, Romeu, Amélia, Eunice, Jorge Tadeu e Colono.

Postado 12 junho 2012 - 12:37

Se ainda não tem um ano completo, não tem maturidade sexual ideal, por isso ela nem sabe que deve chocar os ovos. Salvo engano, se não chocou nada ainda, o ideal é esperar mais um ou dois dias pra ver se ela começa. O que não pode é começar a chocar e parar.
  • guigs curtiu isso

#3 Bárbara Brizola

Bárbara Brizola

Recém chegado

• Membro
  • Pip
  • 19 posts
  • Registrado em 11 /06 /12
  • Calopsitas que possui:
    Lutina - Lika. Nina e Kiko.

Postado 12 junho 2012 - 12:38

Pode acontecer por várias causas. Falta de experiência da ave, manejo inadequado. Ela estão em boas condições? Bem alimentadas, casinha limpa, livre de stress? Pode acontecer também do ovo não estar galado, as vezes elas botam apenas por botar, digamos assim.

Posso estar errada. Mas é o que eu sei ... >.<
  • guigs curtiu isso

#4 guigs

guigs

Usuário Colaborador

• Membro
  • PipPipPipPipPip
  • 648 posts
  • Calopsitas que possui:

Postado 12 junho 2012 - 13:29

Obrigado pela dica. E se passados alguns dias ela mesmo assim nao começar a chocar? O que eu faço? Ela é mansa e ele é arisco

#5 Bárbara Brizola

Bárbara Brizola

Recém chegado

• Membro
  • Pip
  • 19 posts
  • Calopsitas que possui:

Postado 12 junho 2012 - 14:30

Guigs eu achei esse link aqui: --editado-- esperimente ler todo o artigo. XD Boa sorte. Depois avisa o que que deu.

Editado por DCM Balthazar, 12 junho 2012 - 15:35 .
Não é permitido pelas regras do fórum a postagem de links externos. Favor verificar as regras. Obrigado.

#6 Bárbara Brizola

Bárbara Brizola

Recém chegado

• Membro
  • Pip
  • 19 posts
  • Calopsitas que possui:

Postado 12 junho 2012 - 14:55

Achei um artigo falando sobre a postura de ovos. Vou colar pra você as partes mais importantes ok?

"Importante saber :para que os ovos sejam botados não é necessário que a fêmea tenha sido anteriormente copulada [...] Há criadores e veterinários que atestam que o melhor a fazer é deixar a fêmea incubar os ovos botados (no máximo em torno de 5 a 6 ovos), por um período aproximado de 20 dias, mesmo que não tenham sido galados, pois dessa maneira, ela teria saciado o desejo de procriar. Dessa forma, a fêmea naturalmente completaria o ciclo de choco e abandonaria os ovos por decisão própria.

Portanto, os ovos não deveriam ser jogados fora, pois à medida que se joga um ovo, a fêmea põe um novo ovo para repor aquele que foi retirado. Alguns criadores sugerem que colocando ovos artificiais logo após o primeiro ovo botado, dá a sensação à fêmea que a quantidade de ovos já são suficientes para iniciar o choco, portanto, a fêmea não botaria mais ovos além do primeiro ou segundo."

É isso que eu consegui. Boa sorte! E conte-nos o que aconteceu com seus bichinhos >.<

Fonte: Portal das calopsitas, acessado em 12/06/2012

Editado por DCM Balthazar, 12 junho 2012 - 15:36 .
Favor citar a fonte quando colar conteúdo protegido por direitos autorais

• guigs curtiu isso

#7 guigs

guigs

Usuário Colaborador

• Membro
  • PipPipPipPipPip
  • 648 posts
  • Calopsitas que possui:

Postado 12 junho 2012 - 15:37

Ótimo link Bárbara, será de grande utilidade. Assim que tiver notícias, postarei novamente. Valeu!!!

#8 guigs

guigs

Usuário Colaborador

• Membro
  • PipPipPipPipPip
  • 648 posts
  • Calopsitas que possui:

Postado 13 junho 2012 - 10:36

Estou tendo problemas com meu casal. A femea ja colocou 5 ovos, tem hora q ela e o macho entram no ninho, ela fica em cima de 1 ou 2 ovos, deixando os outros de lado, mas toda hora os dois saem do ninho, dao uma volta na gaiola, depois voltam para o ninho, ela fica 10 minutos em cima de outros dois ovos diferentes com o macho sempre vigiando na porta do ninho, outra hora saem de novo, ficam horas sem aparecer no ninho, voltam, chocam mais 5 minutos e assim por diante..... O que fazer???

#9 Ronald Silva

Ronald Silva

Recém chegado

• Membro
  • Pip
  • 1 posts
  • Registrado em 09 /05 /13
  • Calopsitas que possui:
    Magali e Epaminondas

Postado 24 outubro 2013 - 08:30

Aqui, nós temos duas calopsitas. A fêmea está botando muitos ovos, é a primeira vez que ela bota, chegou a botar 8 ovos, esperamos uns 25 dias e nada. Minha mãe tirou os ovos e os quebrou para ver se estavam galados e não estava. O macho e a fêmea revesavam na choca, quando um saia do ninho o outro entrava. Não satisfeita os 8 ovos anterior, ela está com mais 3!!! Eu acho que é uma galinha!!! Não pára de botar. Coitada! O que eu faço? Devo tirar o ninho do viveiro? Será que as duas são fêmeas? Aguardo uma ajuda!

#10 Cristina

Cristina

Recém chegado

• Membro
  • Pip
  • 86 posts
  • Registrado em 18 /09 /13
  • Calopsitas que possui:
    Kiko e Lara

Postado 24 outubro 2013 - 09:47

Achei um artigo falando sobre a postura de ovos. Vou colar pra você as partes mais importantes ok?

"Importante saber :para que os ovos sejam botados não é necessário que a fêmea tenha sido anteriormente copulada [...] Há criadores e veterinários que atestam que o melhor a fazer é deixar a fêmea incubar os ovos botados (no máximo em torno de 5 a 6 ovos), por um período aproximado de 20 dias, mesmo que não tenham sido galados, pois dessa maneira, ela teria saciado o desejo de procriar. Dessa forma, a fêmea naturalmente completaria o ciclo de choco e abandonaria os ovos por decisão própria.

Portanto, os ovos não deveriam ser jogados fora, pois à medida que se joga um ovo, a fêmea põe um novo ovo para repor aquele que foi retirado. Alguns criadores sugerem que colocando ovos artificiais logo após o primeiro ovo botado, dá a sensação à fêmea que a quantidade de ovos já são suficientes para iniciar o choco, portanto, a fêmea não botaria mais ovos além do primeiro ou segundo."

É isso que eu consegui. Boa sorte! E conte-nos o que aconteceu com seus bichinhos >.<

Fonte: Portal das calopsitas, acessado em 12/06/2012

Oi Barbara foi exatamente isso que aconteceu com a Lara ela colocou apenas um ovinho e não chocava de jeito nenhum então fiz a ovoscopia e retirei o ovo pq vi que não estava galado!

Agora com o tempo ela choca junto com o macho um revesa o outro estou ansiosa pra saber se agora vai dar certo!