Ir para conteúdo

Seja bem vindo!

Entre ou Registre-se para obter acesso total ao nosso Fórum. Ao registrar-se conosco, você vai ser capaz de discutir, compartilhar e participar ativamente da nossa comunidade. É grátis!

Foto

Calo "engasgada" Urgente !

Este tópico foi arquivado. Isto significa que você não pode mais responder ao tópico.
20 respostas neste tópico

#1 rafaeljf

rafaeljf

Usuário Veterano

• Membro
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • 1.290 posts
  • Registrado em 25 /03 /12

Postado 28 abril 2012 - 10:57

Galera cheguei agora em casa, fui olhar meu viveiro e uma de minhas calos estava bem quetinha no chao dele proximo ao pote de sementes, fui mexer com ela ela saiu de perto, mas esta andando no viveiro forçando o pescoço ( como se quisesse vomitar ) ai quando ela força muito ela sacode a cabeça e sai sementes ,. ou seja acho que ela esta engasgada.

tem alguma manobra que devo fazer ?!!??!1

ela melhora sozinha ?!?!?!

me ajudem por favor !

#2 rafaeljf

rafaeljf

Usuário Veterano

• Membro
  • 1.290 posts

Postado 28 abril 2012 - 11:11

Gente, peguei ela, levei umas bicadas aqui mais nao tem problema não.
segurei com o polegar nas costas dela e com os indicadores fiz uma leve pressão na região peitoral dela. sairam algumas sementes de painço inteiras ainda, não estavam digeridas, parece que ela comeu com casca não sei..

ela ta andando no viveiro, subiu no poleiro ja, mais saiu mais uns grãos de painço, mas parece que parou....

alguem sabe o que pode ter aconteceido que levou ela a isso ?!!?1

desculpe os erros e que to muito nervoso

#3 rafaeljf

rafaeljf

Usuário Veterano

• Membro
  • 1.290 posts

Postado 28 abril 2012 - 11:39

gente, descupem meu desespero anterior, ela ja está melhor, voltou a se mover como antes, está animadinha denovo...

graças a deus nao foi nada muito sério... só fiquei preocupado mesmo com essa situação, pois poderia acontecer d eu não estar em casa...

tem algo que posso fazer a fim de evitar que isto ocorra novamente ?

abraços !

#4 Dalton

Dalton

Coronel da Brigada de Banimentos

• Membro
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • 2.342 posts
  • Registrado em 09 /10 /10

Postado 28 abril 2012 - 13:54

Que bom que resolveu... sabadão friozinho, difícil de sair da cama e vc postou mto cedo para um dia como esse. :P

#5 rafaeljf

rafaeljf

Usuário Veterano

• Membro
  • 1.290 posts

Postado 28 abril 2012 - 14:46

Nossa cara, levei muito susto pqp...

comprei uma areia com aroma de maça, pra elas comerem pra ver se ajudam na digestão... não sei mesmo o que houve, não foi vomito porque não teve nenhuma secreção nem nenhuma sinal de que o alimento estava no estomago, pareceu que estava engasgado na garganta dela mesmo...

ela come muito, é a que mais come aqui de casa, talvez seja por isso, não sei... só sei que fiquei bem assustado na hora.

#6 Dalton

Dalton

• Membro
  • 2.342 posts

Postado 28 abril 2012 - 14:48

Eu nunca passei por isso... será que pode ser por causa da areia? Afinal, é quase um pozinho... e pozinhos para entrarem nos buracos errados, já viu...

#7 rafaeljf

rafaeljf

Usuário Veterano

• Membro
  • 1.290 posts

Postado 28 abril 2012 - 14:53

Não não, a areia eu comprei agora pouco e coloquei la no viveiro, pq acho que como ela so come sementes ( e muita semente ) não sei acabou engasgando...

ai comprei a areia pra dar uma ajuda na digestão né...

foi tenso cara, vc nao tem noção da cena, eu quando vi vim aqui correndo criar o tópico, ai fui la ela tava parece que mais engasgada, a "massagem" que eu fiz parece que ajudou um pouco, com o polegar firmando nas costas dela usei o indicador eu fazendo uma pressão mesmo na região peitoral dela pra desentalar as sementes... parece que deu certo, mas não dei se isso é recomendado, mas foi a unica ideia que tive na hora.

de qualquer forma só espero que isso nao aconteça denovo porque achei que ia perder minha pequena..

#8 Roberta P.

Roberta P.

Usuário Colaborador

• Membro
  • PipPipPipPipPip
  • 874 posts
  • Registrado em 23 /02 /12

Postado 28 abril 2012 - 15:17

Caraca, que susto que vc deve ter levado, eu nunca ouvi coisa assim.
Se tivesse acontecido comigo eu teria infartado...hehehe ou teria sufocado a calopsita tentando enfiar o dedo na garganta...
To brincando, não tentem fazer isso em casa :blink:
Numa hora dessas nunca sabemos o que fazer né, por mais que agente procure ler e pesquise sobre tudo relacionado com calopsitas...

Sorte que deu tudo certo! Mais as tuas pernas estão ainda bambas né...hehehehe

#9 Dalton

Dalton

• Membro
  • 2.342 posts

Postado 28 abril 2012 - 15:30

É... no final das contas, tenho que dizer que vc teve uma boa idéia e agiu de maneira inteligente. Se foi o mais certo eu não sei, mas pela lógica da coisa vc mandou bem.

#10 rafaeljf

rafaeljf

Usuário Veterano

• Membro
  • 1.290 posts

Postado 28 abril 2012 - 16:35

Caraca, que susto que vc deve ter levado, eu nunca ouvi coisa assim.
Se tivesse acontecido comigo eu teria infartado...hehehe ou teria sufocado a calopsita tentando enfiar o dedo na garganta...
To brincando, não tentem fazer isso em casa :blink:
Numa hora dessas nunca sabemos o que fazer né, por mais que agente procure ler e pesquise sobre tudo relacionado com calopsitas...

Sorte que deu tudo certo! Mais as tuas pernas estão ainda bambas né...hehehehe

Agora ja pararam de ficar bambas, mas confesso que toda hora to indo la no viveiro ver como estão, rs...
E to vendo o porque ela engasga... ela come DEMAIS, todas as vezes que fui la ela estava comendo... quando não era milho eram as sementes , quando não eram as sementes era a barrinha de sementes que deixo pendurada... meu deus vai ter estomago assim !

Fiquei tão feliz que tudo deu certo que fiz um balança pra elas no viveiro ! uehueheuhe peguei uma corrente de metal que tinha aqui, um cabo de vassoura usada, higienizei eles montei e coloquei la... não usaram ainda, mas espero que gostem um dia..

E Dalton, eu tentei fazer pelo jeito que fazemos quando uma pessoa fica engasgada, mas no caso usando os dedos pela proporção do bichinho né.. ueheuheuue tomara só que não tenha feito nada errado pro Dr. Felipe não brigar comigo... uehuheee

Novamente me desculpem pelo desespero, mas quando me vi numa situação complicada, aqui foi o primeiro lugar que pensei em vir pedir socorro, porque vocês sempre me ajudam, e acima de tudo, confio muito em vocês, muito obrigado a todos e parabéns pelo serviço que prestam aqui.
grande abraço

Editado por rafaeljf, 28 abril 2012 - 16:37 .

#11 Dalton

Dalton

• Membro
  • 2.342 posts

Postado 28 abril 2012 - 16:42

Cara, quem tem calopsita sabe como a gente fica bobo com elas, então é fácil entender o desespero.

Mas infelizmente nessas horas não dá tempo pra esperar resposta no fórum.

Agora a Pikachu tava comendo milho e começou a espirrar... deve ser parecido... elas são esganadas aí às vezes dá m...

Vai fazer o que... educar a comer com calma eu nao sei como fazer. hehehe

#12 Dr. Felipe Bath

Dr. Felipe Bath

Usuário Super VIP

• Membro
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • 11.031 posts
  • Registrado em 17 /01 /10

Postado 28 abril 2012 - 19:38

OK! Agiu bem.

#13 rafaeljf

rafaeljf

Usuário Veterano

• Membro
  • 1.290 posts

Postado 28 abril 2012 - 19:46

Dr. só 2 duvidas...

1) esse engasgo dela pode ser considerado algo normal, ou seja, se ocorrer alguma outra vez devo agir ou deixo se resolver sozinho ? ( pois ela estava completamente amuada quando cheguei, com os olhos ate fechadinhos... )

2) Tem alguma coisa que eu possa fazer para se evitar que eles ocorram ? ( pq o mix de sementes que dou pra elas é a de calo mesmo... )

abraços !

#14 Dr. Felipe Bath

Dr. Felipe Bath

Usuário Super VIP

• Membro
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • 11.031 posts
  • Registrado em 17 /01 /10

Postado 28 abril 2012 - 19:53

OK! Pode ocorrer. Algo inusitado, mas pode.
Nao tem o que fazer para evitar.

#15 Chris

Chris

Dindinha Mestra que saca tudo de sexo :)

• Membro
  • 1.258 posts
  • Registrado em 10 /02 /12

Postado 28 abril 2012 - 22:13

Nossa, nunca vi isso acontecer, deve dar muita aflição Rafael.. ainda bem que vc socorreu logo.. :0 O balancinho eles estranham no inpício, mas depois amam!!! ficam se balançando, até dormem neles!!!

Essas calos.... dão cada susto na gente.... rsrsr A sua que engasgou tem que idade? quando novinhas elas cmem todo o tempo até chegar no tamanho certo... será que engasgou pq não descascou as sementes?? vou ficar de olho, estou com 4 bebes que vão começar a comer sementes esses dias.. rsrs

Cara, agora relaxe, que as pernas param de tremer... rsrsrs