Ir para conteúdo

Seja bem vindo!

Entre ou Registre-se para obter acesso total ao nosso Fórum. Ao registrar-se conosco, você vai ser capaz de discutir, compartilhar e participar ativamente da nossa comunidade. É grátis!

- - - - -

Macho Ou Femea (probabilidade)

• Por favor, faça o login para responder
16 respostas neste tópico

#1 Guest_Joao.vtr13_*

Guest_Joao.vtr13_*
  • Visitante
  • Registrado em --

Postado 30 janeiro 2012 - 22:06

Olá pessoal, acabei de criar conta no forum, eu encomendei uma calopsita Albina em Pirassununga - sp, hoje pela tarde, andei Procurando coisas sobre as albinas, e vi no blogspot de um criadouro dizendo a seguinte coisa:
sendo um macho cara branca ( sem portar o INO) E a mae Albina, a chance dos filhotes serem machos é pouca... Isso é verdade?

Resumo : macho cara branca sem portar INO + femea Albina = chances pequenas da cria ser macho.
Isso procede?

Ps: irei pegar a calo com 20 e poucos dias, comendo bem na papinha por 180 reais, é um bom preço? ( na albina)

#2 Luis Otávio

Luis Otávio

Moderador

• Moderador

• PipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • 3.961 posts
  • Registrado em 08 /03 /11
  • Calopsitas que possui:
    Nego, Fiona, Fred, Nega,Juca e Alice

Postado 30 janeiro 2012 - 22:16

Olá amigo é um bom preço sim.
Sobre sua dúvida quanto o sexo dela, é porque esse CB e essa Albina são pais da calopsita que você vai adiquiri ?Se sim, e sem o CB pai portar INO, não nasceria filhotes albinos, somente CB. Verifique isso !

As albinas, são na verdade Lutino CB, e lutino por ser mutação sexo - ligada tem uns 75% de chances de serem fêmeas !

#3 Guest_Joao.vtr13_*

Guest_Joao.vtr13_*
  • Visitante
  • Registrado em --

Postado 30 janeiro 2012 - 22:19

Por isso eu fiquei na divida, entendo pouco de genética, mais tenho alguma noçao...
Quero muito um macho, estou em duvida se pego uma CB ou uma albina :s
Vou perguntar pra dona do criadouro amanha, dps te respondo

#4 DCM Balthazar

DCM Balthazar

Administrador

• Administrador

• PipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • 26.843 posts
  • Registrado em 11 /09 /11
  • Calopsitas que possui:
    Júlio César, Magali, Romeu, Amélia, Eunice, Jorge Tadeu e Colono.

Postado 31 janeiro 2012 - 00:08

É mais fácil vc encontrar um CB macho do que um albino macho...

#5 Kristy Anne Volkmann

Kristy Anne Volkmann

Recém chegado

• Membro
  • Pip
  • 84 posts
  • Registrado em 30 /10 /11
  • Calopsitas que possui:
    Lutino Cara Branca, Lutino, Arlequim, Cara Branca, Arlequim Cara Branca

Postado 31 janeiro 2012 - 07:52

Me intrometendo no assunto...kkkk
Eu queria saber se há possibilidade de tirar filhotes machos lutino cb sem os pais serem os dois lutinos cb????

#6 Viniruiz

Viniruiz

Moderador Genética

• Moderador

• PipPipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • 1.369 posts
  • Registrado em 21 /01 /12
  • Calopsitas que possui:
    tita(arlequim canela),perola(arlequim perola canela cb)

Postado 31 janeiro 2012 - 09:59

João as chances de você conseguir um filhote macho é remota se o macho cara branca não portar lutino todos seus filhotes nascerão cara branca portadores de lutino, ai se você juntar seus filhotes machos com uma fêmea albina você terá filhotes albino machos e fêmeas. Quem sabe a criadora que você conhece não teria um cara branca portador?

Kristy, sim tem essa posibilidade, se o pai for cara branca portador e a mãe Albina pode nascer machos Albinos ou Pai cara branca portador de lutino e mãe lutina portadora de cara branca tem 25% de chances de nascer machos albinos, tudo depende do que portam, qual a herança genética os filhotes possuem.

#7 CarlosCalopsitas

CarlosCalopsitas

Usuário Participativo

• Membro
  • PipPipPip
  • 311 posts
  • Registrado em 02 /05 /12

Postado 07 agosto 2012 - 23:36

Hj eu vi vendendo um albino com pai e mãe cara branca, e ficou a dúvida:
No caso filhotes albinos que nascem de um pai e mãe cara branca, como isso acontece? os dois "portam" ino ? ( ja li por ai que "portar ino" não existe é só uma maneira de dizer )
Ou, corrijam me se estiver errado, no meu raciocinio o macho teria um slot de lutino e herdaria a cara branca dos dois? e todos filhotes serão fêmeas?? ou existe possibilidade de filhotes machos?
Desculpem minha confusão rss!

Editado por CarlosCalopsitas, 07 agosto 2012 - 23:39 .

#8 Marcos Nogueira

Marcos Nogueira

Usuário Colaborador

• Membro
  • PipPipPipPipPip
  • 943 posts
  • Registrado em 09 /12 /11
  • Calopsitas que possui:
    Lutino, Lutino Perola, Perola Canela, Arlequim e Arelquins Canela CB

Postado 08 agosto 2012 - 10:35

Carlos. O termo INO é usado por alguns criadores para dizer que uma ave porta Lutino, os albinos são Lutinos de Cara Branca, neste caso um casal cara branca com filhote albino significa que o macho porta lutino e que este filhote é uma femea.

#9 CarlosCalopsitas

CarlosCalopsitas

Usuário Participativo

• Membro
  • PipPipPip
  • 311 posts

Postado 08 agosto 2012 - 14:06

Hmm isso que estava imaginando, valeu mesmo Marcos!!
Acabei comprando o filhote albino citado, como a mãe dele tb é arlequim acho que ele porta arlequim... assim vou por ela com esse reverso que está na minha foto e espero ter filhotes reversos .... acho que é isso né?

Outra coisa, existe diferença entre albinos de olhos vermelhos e albinos de olhos pretos? Na pesquisa que fiz pelo google achei algumas divergências nas opiniões das pessoas...
uns dizem que albinos são só os de olhos vermelhos, então os de olhos pretos seriam exatamenteo que? outros dizem que os 2 sao albinos e muda só a cor dos olhos mesmo
Tb queria entender o porque disso mais ai genetica dos olhos ja ta enrolando demais rss

Estou dando uma pesquisada nessa area de genética pois ainda tenho pouca experiência e quero ver se o que planejo fazer tem algum sentido!
Abraços e obrigado pela atenção!

Editado por CarlosCalopsitas, 08 agosto 2012 - 14:10 .

#10 Marcos Nogueira

Marcos Nogueira

Usuário Colaborador

• Membro
  • PipPipPipPipPip
  • 943 posts
  • Registrado em 09 /12 /11
  • Calopsitas que possui:
    Lutino, Lutino Perola, Perola Canela, Arlequim e Arelquins Canela CB

Postado 08 agosto 2012 - 14:41

Carlos estamos ai para isso, olha este post do forum pode lhe ajudar com estas duvidas.

http://www.clubedascalopsitas.com.br/forum/index.php?/topic/8717-qual-nome-dessa-mutacao-ocular/

#11 Viniruiz

Viniruiz

Moderador Genética

• Moderador

• 1.369 posts
  • Calopsitas que possui:

Postado 10 agosto 2012 - 07:18

Acabei comprando o filhote albino citado, como a mãe dele tb é arlequim acho que ele porta arlequim... assim vou por ela com esse reverso que está na minha foto e espero ter filhotes reversos .... acho que é isso né?

Outra coisa, existe diferença entre albinos de olhos vermelhos e albinos de olhos pretos? Na pesquisa que fiz pelo google achei algumas divergências nas opiniões das pessoas...
uns dizem que albinos são só os de olhos vermelhos, então os de olhos pretos seriam exatamenteo que? outros dizem que os 2 sao albinos e muda só a cor dos olhos mesmo
Tb queria entender o porque disso mais ai genetica dos olhos ja ta enrolando demais rss

Estou dando uma pesquisada nessa area de genética pois ainda tenho pouca experiência e quero ver se o que planejo fazer tem algum sentido!

Carlos, os olhos dos lutinos são necessariamente vermelhos oq pode acontecer é que no lutino adulto fique um pouco mais escuro a mutação lutino é sexo ligada e afeta a melanina por isso o olho vermelho, os chamados lutino de olhos escuros, são na verdade arlequins uma mutação autossômica que não é ligada ao sexo que tb afeta a melanina,mas de uma forma difernte do lutino.
se vc cruzar um lutino de olhos escuros com uma luino todos os filhotes serão cinzas silvestre.
se vc cruzar dois lutinos vão nascer só lutinos.

#12 Erikrj

Erikrj

Apaixonado pela vida, pelas pessoas que merecem e pelos animais.

• Moderador

• PipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • 2.201 posts
  • Registrado em 26 /12 /11
  • Calopsitas que possui:
    O Faísca, Fumacinha e Lalá ( lutinos) e o Pombinho (cinza silvestre)

Postado 10 agosto 2012 - 08:15

Carlos, os olhos dos lutinos são necessariamente vermelhos oq pode acontecer é que no lutino adulto fique um pouco mais escuro a mutação lutino é sexo ligada e afeta a melanina por isso o olho vermelho, os chamados lutino de olhos escuros, são na verdade arlequins uma mutação autossômica que não é ligada ao sexo que tb afeta a melanina,mas de uma forma difernte do lutino.
se vc cruzar um lutino de olhos escuros com uma luino todos os filhotes serão cinzas silvestre.

muito louco isso..

eu desconfio que o Faísca seja um desses "lutinos de olhos escuros" quando ele cruzar com a Fumacinha vão nascer um monte de cinzas...
Daria pra dizer que a Fumacinha pulou a cerca e foi cruzar com o Pombinho que é um silvestre... huahauhauhauahua

#13 Viniruiz

Viniruiz

Moderador Genética

• Moderador

• 1.369 posts
  • Calopsitas que possui:

Postado 10 agosto 2012 - 08:45

kkk só com DNA de paternidade heheh nos laboratórios eles fazem kkkk

#14 CarlosCalopsitas

CarlosCalopsitas

Usuário Participativo

• Membro
  • PipPipPip
  • 311 posts

Postado 12 agosto 2012 - 15:26

Carlos estamos ai para isso, olha este post do forum pode lhe ajudar com estas duvidas.

http://www.clubedasc...mutacao-ocular/

Valeu pelo link Marcos :) muito interessante!

Vlw Viniruiz, com as coisas que tenho lido, o link do Marcos e sua explicação as coisas estão clareando mais rsrs
MAis te confesso que ainda tenho algumas dúvidas, tentei te manda MP mais ainda não tenho 50 posts,
vc teria como me mandar seu msn para trocarmos uma idéia?
Desde já agradeço toda atenção!

Editado por CarlosCalopsitas, 12 agosto 2012 - 15:28 .

#15 Viniruiz

Viniruiz

Moderador Genética

• Moderador

• 1.369 posts
  • Calopsitas que possui:

Postado 12 agosto 2012 - 21:37

Carlos posso sim te mandar uma mp, mas todas as duvidas devem ser expostas no fórum para que outros, que tenham as mesmas duvidas que vc tb possam saber, pois todo conhecimento que tenho foi atraves de buscas pelo fórum e estudando os sites que tem na net.