Ir para conteúdo

Seja bem vindo!

Entre ou Registre-se para obter acesso total ao nosso Fórum. Ao registrar-se conosco, você vai ser capaz de discutir, compartilhar e participar ativamente da nossa comunidade. É grátis!

Foto
- - - - -

1° Cria. Como Cuidar Dos Filhotes (alimentação, Cuidados...)

Este tópico foi arquivado. Isto significa que você não pode mais responder ao tópico.
28 respostas neste tópico

#1 Gislaine Matos

Gislaine Matos

Recém chegado

• Membro
  • Pip
  • 68 posts
  • Registrado em 18 /10 /10

Postado 26 outubro 2011 - 15:18

Boa tarde.

Estou super feliz pois meu casal de calopsita está chocando seus primeiros ovinhos. Diferente do que imaginei, por ser primeira vez, a tequinha está se mostrando uma excelente mãe, não larga os ovinhos por nada, só sai para comer...
Agora como sou uma "mamae" de primeira viagem, tenho algumas dúvidas e gostaria de pedir uma ajudinha a quem tem mais experiencia nesse assunto.

1º - Li algo a respeito dos anticorpos que os pais passam aos filhotes, ao alimenta-los, sendo assim, recomendaram a retira-los algumas vezes ao dia e alimentalos, interalando, vezes alimentados pelos pais, outra por mim, isso é correto? Se sim, quado posso começar a fazer?

2º - Para que os filhotinhos fiquem saudaveis, qual o tipo de alimentação que devo fornecer aos pais e qual devo preparar, para dar na seringa?

3º - Quando posso tira-los, definitivo dos pais? E por favor, me indique um lugar apropriado para criar os filhotes.

4º - Tenho alguns complexos de vitaminas, que costumo dar para os pais, também tenho remédios de verme. É necessário dar para os filhotes?

hehe por enquanto são "só" essas minhas dúvidas... rs

Obrigada.

Editado por gislaine, 26 outubro 2011 - 15:21 .

#2 Giovanna_mf

Giovanna_mf

Usuário Muito Participativo

• Membro
  • PipPipPipPip
  • 451 posts
  • Registrado em 16 /10 /11

Postado 26 outubro 2011 - 18:31

Eu só quero te ajudar, mas eu não tenho certeza de tudo:
1º e 3º- é verdade sobre os anticorpos, mas eu não sei se precisa intercarlar. E é recomendável tirar os filhotes definitivamente dos pais com no mínimo 2 semanas de vida. Num lugar parecido com ninho.
2º - Comida dos pais - alpiste, girasol e outras sementes, só que em maior quantidade que você dava anteriormente. Comida dos filhotes - papinha que se vende no pet shop, ela vem em pó e só precisa misturar com água morna(cuidado para não da muito quente!), alimenta o filhote e tem alguns filhotes que pedem muita comida mesmo que ja esteja com o papo cheio, então observa se o papo está cheio.
4º - já me disseram que não precisa dá rémédios para os filhotes sem o veterinário ter passado, não precisa levar filhotes ao veterinário se você não estiver percebendo algum problema ou doença.

#3 Visitante_F. Fernandes_*

Visitante_F. Fernandes_*
  • Visitante
  • Registrado em --

Postado 26 outubro 2011 - 19:42

1º Não é indicado à alimentação manual. Trata-se de um procedimento muito arriscado e deve ser evitado ate ultima instancia. Sim a alimentação dos pais funciona basicamente como o leite materno para nos mamíferos.

2º Mistura balanceda de sementes, ração extrusada, farinhada de ovo industrializada, milho verde, verduras e legumes sempre bem lavados e trocados antes de estragar. Os pais comem e dão ao filhote. Seringa papa para filhotes vendida em petshops siga as instruções da bula e verifique a integridade da embalagem e validade.

3º O aconselhado e que com aproximadamente 45 dias sejam separados, se preferir se atente para a questão da nova postura da mãe e ou quando perceber que já se alimenta sem auxilio dos pais. Quando estão completamente emplumados podem ficar em gaiolas longe de ventos e frio.

4º Fármacos somente sob prescrição do veterinário de suas aves.
Boa sorte!

#4 Elisa

Elisa

Moderadora sumida. hehehehehe

• Moderador

• PipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • 8.580 posts
  • Registrado em 24 /09 /10

Postado 26 outubro 2011 - 20:51

E faça os exames de saúde para ter certeza de que estão saudáveis. Às vezes, quando os sintomas aparecem, a doença já está agravada.

#5 Visitante_Ana Carolina Ribeiro_*

Visitante_Ana Carolina Ribeiro_*
  • Visitante
  • Registrado em --

Postado 27 outubro 2011 - 09:13

Pessoal
O casal de calopsitas da minha mãe tiraram 3 folhotes, o mais velho deve completar um mês no final da semana. Quando posso separá-los dos pais, para amansar, pois minha mãe quer vendê-los. Eles aprendem a comer sozinhos?

#6 Visitante_F. Fernandes_*

Visitante_F. Fernandes_*
  • Visitante
  • Registrado em --

Postado 27 outubro 2011 - 10:22

Pessoal
O casal de calopsitas da minha mãe tiraram 3 folhotes, o mais velho deve completar um mês no final da semana. Quando posso separá-los dos pais, para amansar, pois minha mãe quer vendê-los. Eles aprendem a comer sozinhos?

Ana,
Como os como o seu tópico estava relacionado às mesmas duvidas tomei a liberdade de uni-los. Se alguma duvida persistir é só postar.

#7 Gislaine Matos

Gislaine Matos

Recém chegado

• Membro
  • Pip
  • 68 posts

Postado 27 outubro 2011 - 13:26

Então, se eu separá-los, com 45 dias, ainda assim é possível torná-los dóceis?

#8 Marisa Ribeiro

Marisa Ribeiro

Recém chegado

• Membro
  • Pip
  • 108 posts
  • Registrado em 10 /10 /11

Postado 27 outubro 2011 - 14:10

Gislaine estou passando pela mesma situação , o meu casal vai ter filhotes , este tópico me esclareceu as minhas duvidas , a gente é mae de primeira viagem e acaba ficando com duvidas de como fazer , tratar etc ..... Boa sorte com seus filhotes

#9 Elisa

Elisa

• Moderador

• 8.580 posts

Postado 27 outubro 2011 - 14:12

Se separá-los dos pais, terá que alimentá-los com papinha. Eu converso com meus filhotes desde que nascem. Com uma semana de vida começo a fazer carinho e quando completam 2 semanas, pego no colo. Assim eles ficam mansos sem o trabalho de tratá-los na papinha.

#10 Giovanna_mf

Giovanna_mf

• Membro
  • PipPipPipPip
  • 451 posts

Postado 27 outubro 2011 - 14:16

Se você quer cuidar deles ainda filhotes eles vão ficar mansos, se você tirar ele com 45 dias não vai ser preciso mais de cuidá-lo pois nessa idade já começa a se alimentar sozinho e então você vai ter que amansar. Quanto mais velho mais dificil de amansar, quando você cuida deles filhotes eles ficam muito mansos.

#11 Gislaine Matos

Gislaine Matos

Recém chegado

• Membro
  • Pip
  • 68 posts

Postado 27 outubro 2011 - 15:22

Ahhh Mariza, é mta emoção né... Como pode essas criaturinhas tão pequenininhas mecherem tanto com nosso lado sentimental... Eu sou apaixonada nas minhas calos... Ainda mais agora, q a família está aumentando. Quando as suas começaram a botar e quantos ovinhos já? As minhas, já estão com três, começaram domingo... Tão pequenininhos...rs

Aii fico tão preocupada.. Sei que está cedo pois nem sei ainda se vão nascer os filhotinhos, mas como o tempo passa tão rápido (parece q foi ontem que comprei meus bbs) quero ficar bastante instruída para na hora, saber como agir.

Então pelo que entendi, tem duas formas de torná-los dóceis, uma é tirando depois de duas semanas e alimentando com papinha e a segunda é deixar que os pais alimentem, mas mantendo contato constante, conversando, fazendo carinho até q estejam se virando sozinho, aí sim, separá-los...
Pelo visto, a segunda é mais recomendável então para a saúde.

Mas não sei como vai ser quando nascerem, pq se o macho defende-los como defende os ovos, vejo que, com essa segunda opção, correrei grande risco de ser atacada..rs Ele tá tão bravinho q dá até medo...rs

Muitooo obrigada pelas respostas... Tenho lido mtoo sobre essa fase e a medida que as duvidas forem surgindo, vou pertubando vcs novamente..rs
Ahh quem tiver experiencias pra comentar sobre a criação, ficarei mto feliz em ler... Tudo é mto válido pra mim, mamãe de primeira viagem..rs

Editado por gislaine, 27 outubro 2011 - 15:24 .

#12 Elisa

Elisa

• Moderador

• 8.580 posts

Postado 27 outubro 2011 - 15:28

Se for retirar do ninho e criar na papinha, espere até que completem 3 semanas. Quanto mais os pais alimentarem, mais anticorpos os filhotes recebem.

#13 Giovanna_mf

Giovanna_mf

• Membro
  • PipPipPipPip
  • 451 posts

Postado 27 outubro 2011 - 15:45

Quando nascer preste bem atenção se os pais estão alimentando todos!!

#14 Visitante_F. Fernandes_*

Visitante_F. Fernandes_*
  • Visitante
  • Registrado em --

Postado 27 outubro 2011 - 20:48

Minha experiência com aves dóceis foi sempre ótima, ate onde durou... Acho que uma ave arisca tem uma expectativa de vida bem maior que as mansas, e olhe que nem estou me referindo às questões da alimentação fornecidas pelos pais e seus benefícios ainda incertos p7ara com sua saúde no resto de sua vida.

O fim de uma Calop7sita mansa e´ sempre trágico e doloroso para ambas as partes envolvidas... Pisada, esquecida, prensada, fugida dentre outras são as maneiras que essa relação comumente acaba. Hoje consigo sentir o mesmo prazer apenas observando minhas aves ariscas, interação mínima, como quando possuía aves bobas dedo.

Essa e´ apenas minha opinião pessoal, sei muito bem o quanto uma ave mansa de dedo pode proporcionar de felicidade e alegria para uma família ou ser humano.

#15 Visitante_Andrea_*

Visitante_Andrea_*
  • Visitante
  • Registrado em --

Postado 27 outubro 2011 - 21:20

Boa noite,Elisa,
A Cuca e Kiko tiveram 4 filhotinhos, o primeiro nasceu dia 23/10 e o ultimo dia 26/10.
Semana que vem vou tentar começar fazer carinho neles, eu só não sei como driblar os pais corujas, que não deixam agente encostar no ninho.
Eles são mansos, fora do ninho,mas quando chegamos perto,eles escondem os lindinhos. Como vc faz pra driblar os pais.