Visite nosso Fórum!

Como saber se a calopsita está doente

Deve-se prestar atenção aos comportamentos anormais de sua ave, tais como: ave encorujada (no poleiro ou no fundo da gaiola), apatia, perda ou aumento de apetite, etc.

DOENÇAS INEXPLICÁVEIS
Frequentemente as pessoas levam seus animais ao veterinário com a afirmativa “Meu bichinho estava bem até ontem.”. Na verdade provavelmente o animal demonstrou alguns sinais sutis de doença que acabaram passando desapercebidos pelo dono. A capacidade de reconhecer estes sinais e como lidar com problemas de saúde emergenciais são abordados neste site.

SINAIS CLÍNICOS MAIS DIFÍCEIS DE SEREM PERCEBIDOS
Muitas aves continuam a se alimentar e a ingerir água mesmo estando doentes. Alguns sinais importantes como penas do corpo eriçadas ou mudanças bruscas de comportamento, como por exemplo, a ave que nunca foi mansa repentinamente tornar-se mais quieta e amigável. As aves escondem o máximo possível os sinais de doença, pois na vida selvagem, uma ave que se comporta como se estivesse doente acaba tornando-se um alvo fácil para os predadores naturais, sendo morta facilmente. Por este motivo, aves tentam não revelar sua doença, comportando-se de forma normal o maior tempo possível. É necessária muita perspicácia e atenção por parte do proprietário para reconhecer um problema de saúde através de modificações sutis do comportamento. Converse com seu veterinário especialista em medicina de aves sobre estes sinais.

Aumento no consumo de água:
Em média, as calopsitas ingerem em torno de 01 colher de chá de água / dia. Mantenha sempre água limpa e fresca todos os dias.
Estresse, tempo quente, aumento de atividade, alimentação dos filhotes, diarréia ou certos medicamentos (antibióticos) podem fazer com que sua ave beba mais água. Um consumo excessivo de água pode indicar doenças graves, tais como diabetes, doenças do fígado e rim, infecções urinarias.

Aumento no apetite:
Aumento no gasto de calorias tais como – exercícios, postura de ovos, filhotes, aumentam a necessidade de ingestão de comida, especialmente proteínas.
Aumento de apetite sem razões aparentes podem indicar diabetes, vermes, problemas no pâncreas ou intestino. Em qualquer caso, havendo sinais de doença, procure um veterinário.

Fezes:
As fezes deverão ser sólidas e tubulares, enroladas ou não, particionadas ou não.
Elas não devem cheirar mal; quando isso ocorre, pode ser sinal de infecções bacterianas.

LEVE IMEDIATAMENTE SUA AVE DE ESTIMAÇÃO AO VETERINÁRIO SE: 
A ave estiver inconsciente 
Houver sangramento 
Em caso de suspeita de fratura de ossos 
A ave parecer fraca e não responsiva a estímulos 
As penas estiverem arrepiadas 
A ave não estiver comendo ou bebendo água 
Se qualquer um dos sinais clínicos acima estiver presente NÃO ESPERE.
Leve seu animal ao veterinário IMEDIATAMENTE!