Visite nosso Fórum!

Alimentação

A alimentação é um dos fatores mais importantes para a manutenção da saúde da Calopsita. É muito importante que ela tenha uma alimentação balanceada para que não faltem nutrientes e também para que não os ganhe em excesso, pois ficará obesa e mais propensa a doenças.

A Calopsita costuma se alimentar de sementes, mas em seu habitat natural não dispensa os frutos e insetos. No cativeiro, a dieta da Calopsita facilita muito a vida dos donos e criadores, pois é composta principalmente por sementes e ração, encontradas com facilidade até em supermercados.

Os complementos comuns são frutas e verduras, com algumas exceções que veremos adiante pois alguns alimentos podem até matar sua Calopsita.

Diariamente oferecer uma mistura composta de 20% de alpiste, 50% de paiço, 15% de arroz com casca, 10% de aveia e 5% de sementes de girassol, encontrada já pronta em aviários e supermercados. Duas vezes por semana ofereça frutas, (maçã ou pêra sem sementes), ou verduras, ( espinafre, chicória). As verduras devem ser oferecidas cruas e nunca ofereça alface, pois causa diarréia.

Muito importante também na alimentação da Calopsita é o cálcio e a melhor forma de suprir esta necessidade é oferecer osso de siba ou pedra de cálcio.